11/11/2019

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Abrindo as escolas às diferenças, capítulo 5, in: MANTOAN, Maria Teresa Eglér (org.) Pensando e Fazendo Educação de Qualidade.São Paulo: MOderna, 2001.

01- Se hoje podemos contar com uma lei educacional que apresenta e viabiliza novas propostas para a melhoria do ensino nas escolas, estas ainda estão longe de se tornar abertas às diferenças e de qualidade (Mantoan, 2001). De acordo com a autora, a maior desculpa para justificar o estado atual da maioria das nossas escolas é


(A) a sua falta de estrutura física. 

(B) a aprovação automática de um ciclo a outro. 
(C) o despreparo do professor.
(D) a baixa remuneração dos docentes. 
(E) a falta de participação das famílias na escola.




02- Segundo Mantoan, os termos integração e inclusão, embora tenham significados semelhantes, são empregados para expressar situações de inserção diferentes. Inclusão significa 

(A) o uso de material especial para os alunos com dificuldade. 
(B) a divisão da sala entre os alunos, para atender melhor os que apresentam dificuldade. 
(C) a avaliação específica para os alunos de inclusão. 
(D) o planejamento do currículo, com atividades especiais, para os alunos com deficiência. 
(E) a frequência de todos os alunos, sem exceção, às salas de aula do ensino regular.



03 - De acordo com as posições defendidas por Maria Teresa E. Mantoan, em sua obra Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer?, constitui uma boa prática a ser adotada, entre outras, para se buscar a construção de uma escola inclusiva

(A) a individualização dos programas escolares.
(B) a implantação de professores itinerantes.
(C) os ciclos de formação.
(D) a redução dos objetivos educacionais.
(E) a realização de avaliações especiais.


04- Segundo Mantoan et all (2006), “temos muitos desafios a enfrentar para atingir a educação como direito de todos. Um deles é não permitir que esse direito seja traduzido meramente como cumprimento da obrigação de matricular e manter alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns [...]”. Na perspectiva das autoras, acerca das relações entre inclusão e integração escolar, é correto afirmar que 


(A) a inclusão escolar tem como objetivo ajudar pessoas com deficiências a obter uma existência tão próxima ao normal possível. 

(B) a inclusão tem o objetivo de disponibilizar a pessoas com deficiência padrões e condições de vida cotidiana próximas às normas da sociedade. 
(C) o objetivo da inclusão escolar é tornar reconhecida e valorizada a diversidade como condição humana favorecedora de aprendizagem. 
(D) a integração escolar está colocada como compromisso ético-político, que implica garantir a educação como direito de todos. 
(E) a integração visa garantir condições favoráveis a autonomia escolar e social para que todos se tornem cidadãos de iguais direitos.



05- De acordo com Mantoan (2001), em uma escola que caminha em direção à inclusão 

(A) o aluno deve ser encaminhado às salas de reforço para aprender a partir de um currículo adaptado.
(B) cabe ao professor facilitar as atividades para os alunos com maiores dificuldades, predeterminando a extensão e a profundidade dos conteúdos. 
(C) a avaliação classificatória, com notas e provas, deve ser utilizada para tornar o ensino mais adequado e eficiente para todos os alunos.
(D) o acolhimento de cada aluno decorre de um ensino específico focado nas especificidades de cada deficiência e/ou dificuldade dos alunos.
(E) a aprendizagem deve ser o centro das atividades e o sucesso dos alunos a meta da escola, independentemente do desempenho de cada um.





REPOSTAS
01 - C
02 - E
03 - C
04 - C
05 - E

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