21/11/2019

VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula.

01- O professor deseja que seus alunos queiram conhecer o objeto de conhecimento que ele está propondo abordar. Na perspectiva de Vasconcellos (2005), esse docente terá maior probabilidade de conseguir que seus alunos encontrem significado no que está ensinando, se

(A) utilizar aulas expositivas, sistematicamente.
(B) indicar livros paradidáticos para os alunos.
(C) solicitar menor número de alunos na classe.
(D) exigir pesquisa individual sobre novos conteúdos.
(E) abrir sua aula à participação dos alunos.



02- O trabalho pedagógico na perspectiva da metodologia dialética de construção do conhecimento é organizado em três dimensões: Mobilização para o conhecimento, Construção do conhecimento e Elaboração e Expressão da Síntese do conhecimento. (Vasconcellos, 2005) De acordo com o autor, a Mobilização para o conhecimento é

(A) o fator necessário e suficiente para levar o aluno a ter sucesso no seu processo de aprendizagem, e o professor a alcançar resultado no seu trabalho.
(B) uma dimensão propriamente pedagógica, que corresponde ao papel do professor de levar o sujeito a sentir necessidade de conhecer.
(C) o fator que leva à sistematização, pelo professor, dos conhecimentos a serem ensinados, bem como a sistematização de sua expressão e aplicação.
(D) uma dimensão pessoal do aluno, que demonstra interesse em assimilar coisas novas, para que o professor possa ter sucesso no ensino.
(E) uma responsabilidade da escola que deve incluir, no seu projeto político-pedagógico, atividades de entretenimento a fim de motivar os alunos para aprender.



03- A equipe de professores de uma escola de ensino fundamental, encontrando dificuldade em relação ao processo de avaliação de alunos de inclusão, estudou o tema no horário de trabalho pedagógico coletivo. Entre os autores pesquisados, encontrou em Vasconcellos (2005) uma resposta sobre o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais, entendendo, corretamente, que esses alunos devem

(A) ser avaliados de acordo com o projeto de formação destinado a cada um.
(B) cursar o ensino fundamental completo sem passar por processo de avaliação.
(C) passar por avaliação padronizada, elaborada pelos professores da escola.
(D) ser avaliados por especialistas externos, contratados para esse fim.
(E) ser avaliados por supervisor pedagógico do respectivo sistema de ensino.



04- Segundo Vasconcellos, no processo de conhecimento em sala de aula, o professor parte do que o aluno tem de quadro de significação e vai introduzindo, pela problematização, novos elementos para análise. Uma das ações básicas do professor é procurar estabelecer a contradição em relação às representações mentais que o aluno traz. Esta contradição deve ter caráter 

(A) formal de oposição. 
(B) histórico-genético. 
(C) lógico-mental. 
(D) ético-estético. 
(E) sócio-histórico.



05- Vasconcellos, em sua obra Construção do Conhecimento em sala de aula, enfatiza que cabe aos professores evitar algumas distorções danosas comuns às práticas pedagógicas, como, por exemplo,

(A) partir do ponto no qual o educando se encontra (senso comum) para propiciar a análise e a síntese do conhecimento pelo educando.
(B) criar jogos para alunos do 3º ano do ensino fundamental memorizarem a classificação dos substantivos.
(C) realizar atividades de alto grau de interação para  possibilitar o desenvolvimento dos processos mentais superiores da criança.
(D) procurar estabelecer contradições em relação às  representações mentais que o aluno traz.
(E) valorizar o aprender a aprender sem detrimento do conhecimento acumulado.





RESPOSTAS:
01 - E
02 - B
03 - A
04 - B
05 - A

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