01- A democracia é absolutamente necessária para que possamos ter condições sociais justas. Pimenta (1990), ao abordar a temática da construção do projeto pedagógico, se pergunta: Como entender a democratização do ensino? A autora afirma e defende que a democratização do ensino significa
(A) a ampliação da escola para todos que puderem frequentá-la.
(B) a escola para todos, pública, gratuita, de boa qualidade e única.
(C) a oferta de um sistema de ensino profissionalizante e propedêutico.
(D) a diversificação dos modos de acesso à escola.
(E) o acesso universal ao ensino fundamental de oito anos.
02- A escola que se quer democrática precisa definir, a priori, uma nova qualidade que passe pelas questões de organização escolar. Nessa perspectiva, segundo Pimenta (1990), a organização administrativa precisa colocar-se a serviço do pedagógico, o que significa, entre outras ações,
(A) preencher diários de sala de professores, especialmente dos que têm muitas turmas. (B) providenciar livros e outros materiais de que o professor precise para sua prática.
(C) definir equipes didático-pedagógicas de assessoria à atividade docente na escola.
(D) confiar a elaboração do currículo aos professores, sem interferir nesse processo.
(E) acompanhar o rendimento dos alunos e registrar suas notas em sistema próprio para isso.
03- Pimenta (1980) destaca que há várias formas de entender a democratização de ensino. A autora faz uma crítica à concepção liberal de democratização e defende a escola para todos a partir de uma perspectiva crítica. Considerando as contribuições da autora, a democracia em uma perspectiva crítica
(A) entende que a finalidade precípua da escola é desenvolver formação geral nos alunos, colocando-os em condições de compreender este mundo no qual situam e de perceber, pelos conhecimentos científicos, os mecanismos de dominação existentes no mundo.
(B) admite que nem todas as pessoas têm condições de ter acesso a níveis mais elevados de escolarização, e que é dever do Estado oferecer o ensino profissionalizante para as pessoas que não nasceram com aptidão para prosseguir na vida acadêmica.
(C) expande efetivamente a escolaridade, garantido o acesso para todos, inclusive para quem não teve acesso na idade própria; no entanto, não tem interesse em equacionar o problema da impossibilidade de permanência.
(D) contribui para a manutenção da ordem social a partir da organização do aparelho escolar e da estrutura do ensino, subdividida conforme a divisão das classes sociais instituindo-se um sistema dual de ensino.
(E) garante a inclusão social na medida em que tem como finalidade explícita do ensino profissionalizante a preparação da mão de obra para o mercado de trabalho, ou seja, para a manutenção do método de produção capitalista.
RESPOSTAS
01 - B
02 - C
03 - A
03 - A
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