01/11/2019

Simulado: Dowbor, 2007

1- Um diretor de escola anda em geral assoberbado por problemas do cotidiano, com muita visão do imediato, e pouco tempo para a visão mais ampla. O professor enfrenta a gestão da sala de aula, e frequentemente está muito centrado na disciplina que ministra. Nesse sentido, o Conselho Municipal de Educação, reunindo pessoas que ao mesmo tempo conhecem o seu município, o seu bairro e os problemas mais amplos do desenvolvimento local, e a rede escolar da região, pode se tornar o núcleo irradiador da construção do enriquecimento científico mais amplo do local e da região [...] Quanto aos atores locais, a visão a se trabalhar é de uma rede permanente de apoio. (Dowbor, 2007) Segundo o autor, o objetivo dessa rede é:

(A) recolher informação formando um grande banco de dados sobre a realidade local.
(B) repensar, de forma mais dinâmica e com novos enfoques, a questão do universo de conhecimentos a trabalhar nas escolas.
(C) promover o investimento inicial de acesso à banda larga na escola, democratizando, assim, o conhecimento digitalizado do planeta.
(D) assegurar que a informação sobre a realidade local circule na região e, sobretudo, que permeie o ambiente escolar.
(E) criar nas escolas uma estrutura de conectividade a fim de que os alunos tenham acesso a conhecimento local e global mais atualizado.



2- Ladislau Dowbor (2007) aponta como necessário(a), para uma educação que insira nas suas formas de educar uma maior compreensão da realidade local, 

(A) a motivação dos alunos, assentada em explicações de que futuramente entenderão a importância do que estudam.
(B) uma escola em pouco mais lecionadora, dadas as dificuldades de se lidar com muito mais conhecimento e informação hoje em dia.
(C) o reconhecimento de que educação e vida profissional estão separadas cronologicamente e assim devem ser tratadas.
(D) privilegiar o “prático” relativamente ao “teórico”.
(E) a requalificação dos professores, pois estes serão, de certa maneira, colocados na mesma situação que os alunos.



RESPOSTAS
01 - D
02 - E

Nenhum comentário:

Postar um comentário