12/11/2019

MOURA, Daniela Pereira de. Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora.

01- O trabalho por projetos contribui de forma significativa para a educação nesse mundo atual, indo ao encontro das exigências da sociedade moderna, pois o trabalho por projetos envolve um processo de construção, participação, cooperação, noções de valor humano, solidariedade, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania tão necessários à sociedade emergente (Moura, 2010). Segundo a autora, a pedagogia de projetos é a construção de uma prática pedagógica centrada 

(A) em conteúdos escolares práticos e cotidianos. 
(B) em um método funcional e eficiente. 
(C) em uma técnica atraente para transmissão dos conteúdos. 
(D) em uma metodologia pragmática e democrática. 
(E) na formação global dos alunos.



02- Lúcia Flávia é professora de educação básica I e pretende que a escola em que atua desperte para a necessidade de um trabalho menos isolado e fragmentado entre os educadores. Na linha de Moura (2010), a professora entende que “a proposta do trabalho por projetos deve estar fundamentada numa concepção do educando como sujeito de direitos, ser social e histórico, participante ativo no processo de construção de conhecimentos”. A autora estabelece uma comparação entre construtivismo e pedagogia de projetos. Para Moura (2010), ambos

(A) se diferenciam, pois o primeiro é voltado para a construção do conhecimento pelo aluno, e a segunda, para troca de experiências entre educador e educando.
(B) se diferenciam, pois o primeiro busca partir dos interesses dos envolvidos no processo, enquanto a segunda considera a realidade em que estes estão inseridos, o que ocasiona motivação e satisfação em aprender.
(C) são métodos que buscam desenvolver uma técnica atraente para transmissão dos conteúdos de modo a promover uma mudança na maneira de pensar e repensar a escola e o currículo.
(D) têm em comum a insatisfação com um sistema educacional que teima em continuar uma forma particular de transmissão que consiste em fazer repetir, recitar, aprender, ensinar o que já está pronto.
(E) se diferenciam, pois enquanto o primeiro favorece o processo de assimilação, a segunda oferece desafios que fazem os alunos avançar, atingindo o processo de equilibração/desequilibração.



03- Moura (2010) apresenta um meio de trabalho pertinente ao processo de ensino-aprendizagem que se insere na Educação, promovendo-a de maneira significativa e compartilhada, auxiliando na formação integral dos indivíduos permeado pelas diversas oportunidades de aprendizagem conceitual, atitudinal, procedimental. Esse meio de trabalho é 

(A) o construtivismo. 
(B) a aprendizagem conceitual. 
(C) a formação globalizada. 
(D) a pedagogia de projetos. 
(E) a interdisciplinaridade.



04- De acordo com Moura (2010), o trabalho por projetos pode ser dividido em quatro etapas, que são problematização, desenvolvimento, aplicação e avaliação. Sobre essas etapas, é correto afirmar que 

(A) a avaliação é o momento em que se criam as estratégias para buscar respostas às questões e hipóteses levantadas pelos alunos. 
(B) o desenvolvimento dá ao educando a oportunidade de se colocar como sujeito ativo e transformador do seu espaço de vivência e convivência. 
(C) o desenvolvimento tem, para o educador, uma dimensão diagnóstica, investigativa e processual. 
(D) a aplicação é o momento em que o educador interpreta a manifestação dos alunos para perceber em que ponto estão. 
(E) a problematização é a etapa em que é fundamental detectar o que os alunos já sabem, o que querem saber e como poderão saber.



05- Moura destaca que a Pedagogia de Projetos é a construção de uma prática pedagógica centrada na formação global dos alunos. Ao descrever os princípios que norteiam essa prática, a autora aponta que 

(A) a escolha do tema e dos conteúdos a serem trabalhados é de responsabilidade do professor e deve ser pensada de forma a contemplar a realidade do educando.
(B) o registro (a escrita, o desenho, os gráficos, mapas, relatórios, a reunião de materiais etc.) é uma prática fundamental no trabalho com Projetos e deve ser desenvolvida ao final do processo.
(C) a avaliação na Pedagogia de Projetos é pontual, ou seja, considera o resultado, expresso na forma de um produto, enfatizando a verificação da finalização do que foi proposto.
(D) os alunos devem ser colocados em situações que os levem a reproduzir uma experiência realizada em outro contexto, possibilitando que eles verifiquem a chance de recriar experimentos.
(E) para o aluno, a avaliação é instrumento indispensávelao desenvolvimento da capacidade de aprendera aprender por meio do reconhecimento das suas possibilidades e limites.




RESPOSTAS
01 - E
02 - D
03 - D
04 - E
05 - E

Nenhum comentário:

Postar um comentário