08/11/2019

FONTANA, Roseli Ap. Cação. Mediação Pedagógica em sala de aula. Campinas: Editora Autores Associados, 1996

01- Refletir sobre como se dá o desenvolvimento dos conceitos na criança é uma tarefa fundamental para o professor. Sobre essa temática, lançando mão das teorias de Vygotsky e Bakhtin, Fontana (1996) trata da gênese social da conceitualização na criança. Segundo ela, na elaboração conceitual explicita-se o que Vygotsky e Bakhtin denominam, respectivamente, de

(A) linguagem interpessoal e linguagem intrapessoal. 
(B) internalização e diálogo das linguagens. 
(C) filogênese e dialogicidade. 
(D) ontogênese e enunciação. 
(E) abstração e generalização.



02- Filipe foi aprovado em concurso para professor de educação básica. Diante das dificuldades de aprendizagem apresentadas por alguns alunos, ele interessou-se em saber mais sobre o desenvolvimento dos conceitos na criança. Para tanto, ele recorreu ao texto de Fontana (1996) sobre a gênese social da conceitualização. Isso porque, citando Vygotsky, Fontana (1996) salienta que, entre as formas superiores de ação consciente, destaca-se a elaboração conceitual, como um modo culturalmente desenvolvido de os indivíduos refletirem cognitivamente suas experiências. Nesse sentido, com fundamento na autora, pode-se afirmar corretamente que todas as funções mentais superiores são 

(A) relações sociais interiorizadas. 
(B) dimensões ideológicas da elaboração conceitual. 
(C) condições de variabilidade de sentidos das palavras. 
(D) pensamentos que organizam os conceitos. 
(E) concepções subjetivistas internalizadas pelo sujeito.



03- Inserida num contexto cultural historicamente constituído a criança, desde seus primeiros momentos de vida, está imersa em um sistema de significações sociais [...]. Na mediação do/pelo outro revestida de gestos, atos e palavras (signos), a criança vai integrando-se, ativamente, às formas de atividade consolidadas (e emergentes) de sua cultura, num processo em que pensamento e linguagem articulam-se dinamicamente (Fontana, 1996). Fundamentada em Vygotsky e Luria, a autora afirma que, no desenvolvimento dos conceitos na criança, os conceitos potenciais emergem

(A) do sincretismo.
(B) do pensamento por complexos.
(C) da internalização.
(D) da maturação orgânica.
(E) do diálogo das linguagens.



RESPOSTAS:
01 - B 
02 - A
03 - B

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