23/11/2019

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2009.

01- A entrada das crianças de seis anos no Ensino Fundamental impõe novos desafios, sobretudo pedagógicos, para a área educacional. Para a garantia do direito à educação, um desses desafios é pensar o desenvolvimento da linguagem escrita. Para tanto, a psicologia genética tem dado uma contribuição importante, visto que ajuda o professor a compreender como se passa de um estado de conhecimento a outro (BRASIL. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos.). De acordo com o referido documento, na linha da evolução psicogenética da língua escrita, 

(A) o terceiro período é marcado pela fonetização da escrita, que se inicia com um período silábico e culmina em um período alfabético. 
(B) o segundo período caracteriza-se pela distinção entre o modo de representação icônico e não icônico. 
(C) no primeiro período, o aprendiz busca exercer um controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo. 
(D) no primeiro período, interessa conhecer os aspectos figurativos da escrita infantil, como a qualidade do traçado e a distribuição espacial das formas. 
(E) no terceiro período, para saber se houve uma produção escrita, devem ser considerados os aspectos figurativos e os aspectos construtivos do texto.





02- Rosilda é professora de educação básica. Ela posiciona-se contrariamente ao desenvolvimento de atividades de alfabetização e letramento para crianças de 6 anos. Para ela, a criança de 6 anos não tem concentração suficiente para lidar com a literatura infantil, por exemplo. Em um encontro de formação de professores, a coordenadora pedagógica discutiu, com fundamento em Machado (In: A criança de 6 anos, MEC/ SEB, 2009), práticas pedagógicas de alfabetização e letramento de crianças de seis anos. Sobre a temática, com base na autora, pode-se afirmar corretamente que

(A) a aprendizagem da língua escrita e seus usos sociais não se diferenciam, daí a importância de averiguar a prontidão da criança para a alfabetização. 
(B) as especificidades da alfabetização ligadas ao domínio da escrita exigem que as crianças sejam alfabetizadas para compreender um texto. 
(C) a criança de 6 anos pode participar de práticas de letramento, mesmo sem ter o domínio do sistema da escrita. 
(D) as crianças que ainda não têm o domínio da tecnologia da escrita devem ter contato restrito a textos simples, que estimulem a autonomia do leitor. 
(E) a leitura é uma ação de decodificação de símbolos gráficos, e a escrita é a imagem de uma transcrição do próprio pensamento.



03- No documento A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos (MEC, 2009), e ncontram­se orientações, informações e reflexões v aliosas para os professores. Dentre elas, a ideia de que, nessa faixa etária, o trabalho com a língua escrita

(A) é inadequado, pois equivale a roubar das crianças a possibilidade de viver mais plenamente o tempo da infância.
(B) é positivo e deve ser incentivado como uma medida compensatória ou propedêutica para que se obtenham melhores resultados nas etapas posteriores da educação básica.
(C) constitui­se em uma ferramenta fundamental para assegurar às crianças, como atores sociais que são, a sua inclusão social.
(D) deve ser evitado, porque as crianças não são capazes ainda de descobrir a função simbólica da escrita.

(E) necessita ser, inicialmente, o desenvolvimento de uma habilidade puramente mecânica e, posteriormente, significativa.



04- Segundo o documento “A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos”,__________se refere ao processo por meio do qual o sujeito domina o código e as habilidades de utilizá-lo para ler e escrever; e_______ é o exercício efetivo e competente da escrita e implica habilidades, tais como a capacidade de ler e escrever para informar ou informar-se. A alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto é:

(A) o letramento … a alfabetização 
(B) a ciência da escrita … a alfabetização 
(C) o letramento … a arte da escrita 
(D) a alfabetização … o letramento
(E) a ciência da escrita … a arte da escrita



05- De acordo com a publicação A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos (BRASIL, 2009), ao propor uma reflexão sobre as relações possíveis entre os termos: crianças menores de sete anos, aprendizado da linguagem escrita e ensino fundamental de nove anos de duração, Mônica Correia Baptista apresenta algumas contribuições dos estudos desenvolvidos na área da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Entre as contribuições de Vygotsky, a autora destaca que

(A) a tentativa de compreender a gênese do pensamento e da inteligência humana, por meio do estudo de como a criança se desenvolve, enfatiza o papel do indivíduo.
(B) as investigações, baseadas no método clínico, jogaram luz sobre o que as crianças são capazes de realizar autonomamente e, a partir daí, é possível identificar o seu estágio de desenvolvimento psíquico.
(C) a centralidade atribuída à análise da interação da criança com o mundo físico impõe, em certa medida, a ideia de que o desenvolvimento humano é um desafio a ser alcançado individualmente, a partir de progressos naturais.
(D) o acesso aos signos e símbolos e, consequentemente, aos sistemas simbólicos e a maneira como as crianças os manipulam são fatores determinantes no processo de estruturação da sua mente.
(E) a inteligência humana, diferentemente de outras formas de inteligência, é resultado de um processo contínuo de aquisição de controle passivo sobre funções inicialmente ativas.


06-  A publicação A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos (BRASIL, 2009) apresenta as contribuições do estudo psicogenético desenvolvido por Ferreiro e Teberosky. De acordo com o referido documento, na linha da evolução psicogenética, identificam-se três grandes períodos. Sobre o terceiro período, marcado pela fonetização, é correto afirmar que

(A) o aprendiz começa a perceber que a escrita tem relação com os sons da fala e não com seus conceitos.
(B) se caracteriza pela distinção entre o modo de representação icônico e não icônico.
(C) o aprendiz busca exercer um controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo.
(D) apesar de saber que a escrita representa algo, a criança não necessariamente sabe que se trata de uma representação da linguagem.
(E) duas questões ocupam o pensamento das crianças: o que a escrita representa e como fazer para representar algo por meio da escrita.


RESPOSTAS
01 - A
02 - C
03 - C
04 - D
05 - D
06 - A

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