01- A entrada das crianças de seis anos no Ensino Fundamental impõe novos desafios, sobretudo pedagógicos, para a área educacional. Para a garantia do direito à educação, um desses desafios é pensar o desenvolvimento da linguagem escrita. Para tanto, a psicologia genética tem dado uma contribuição importante, visto que ajuda o professor a compreender como se passa de um estado de conhecimento a outro (BRASIL. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos.). De acordo com o referido documento, na linha da evolução psicogenética da língua escrita,
(A) o terceiro período é marcado pela fonetização da escrita, que se inicia com um período silábico e culmina em um período alfabético.
(B) o segundo período caracteriza-se pela distinção entre o modo de representação icônico e não icônico.
(C) no primeiro período, o aprendiz busca exercer um controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo.
(D) no primeiro período, interessa conhecer os aspectos figurativos da escrita infantil, como a qualidade do traçado e a distribuição espacial das formas.
(E) no terceiro período, para saber se houve uma produção escrita, devem ser considerados os aspectos figurativos e os aspectos construtivos do texto.
02- Rosilda é professora de educação básica. Ela posiciona-se contrariamente ao desenvolvimento de atividades de alfabetização e letramento para crianças de 6 anos. Para ela, a criança de 6 anos não tem concentração suficiente para lidar com a literatura infantil, por exemplo. Em um encontro de formação de professores, a coordenadora pedagógica discutiu, com fundamento em Machado (In: A criança de 6 anos, MEC/ SEB, 2009), práticas pedagógicas de alfabetização e letramento de crianças de seis anos. Sobre a temática, com base na autora, pode-se afirmar corretamente que
(A) a aprendizagem da língua escrita e seus usos sociais não se diferenciam, daí a importância de averiguar a prontidão da criança para a alfabetização.
(B) as especificidades da alfabetização ligadas ao domínio da escrita exigem que as crianças sejam alfabetizadas para compreender um texto.
(C) a criança de 6 anos pode participar de práticas de letramento, mesmo sem ter o domínio do sistema da escrita.
(D) as crianças que ainda não têm o domínio da tecnologia da escrita devem ter contato restrito a textos simples, que estimulem a autonomia do leitor.
(E) a leitura é uma ação de decodificação de símbolos gráficos, e a escrita é a imagem de uma transcrição do próprio pensamento.
03- No documento A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos (MEC, 2009), e ncontramse orientações, informações e reflexões v aliosas para os professores. Dentre elas, a ideia de que, nessa faixa etária, o trabalho com a língua escrita
(A) é inadequado, pois equivale a roubar das crianças a possibilidade de viver mais plenamente o tempo da infância.
(B) é positivo e deve ser incentivado como uma medida compensatória ou propedêutica para que se obtenham melhores resultados nas etapas posteriores da educação básica.
(C) constituise em uma ferramenta fundamental para assegurar às crianças, como atores sociais que são, a sua inclusão social.
(D) deve ser evitado, porque as crianças não são capazes ainda de descobrir a função simbólica da escrita.
(E) necessita ser, inicialmente, o desenvolvimento de uma habilidade puramente mecânica e, posteriormente, significativa.
04- Segundo o documento “A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos”,__________se refere ao processo por meio do qual o sujeito domina o código e as habilidades de utilizá-lo para ler e escrever; e_______ é o exercício efetivo e competente da escrita e implica habilidades, tais como a capacidade de ler e escrever para informar ou informar-se. A alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto é:
(A) o letramento … a alfabetização
(B) a ciência da escrita … a alfabetização
(C) o letramento … a arte da escrita
(D) a alfabetização … o letramento
(E) a ciência da escrita … a arte da escrita
05- De acordo com a publicação A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos (BRASIL, 2009), ao propor uma reflexão sobre as relações possíveis entre os termos: crianças menores de sete anos, aprendizado da linguagem escrita e ensino fundamental de nove anos de duração, Mônica Correia Baptista apresenta algumas contribuições dos estudos desenvolvidos na área da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Entre as contribuições de Vygotsky, a autora destaca que
(A) a tentativa de compreender a gênese do pensamento e da inteligência humana, por meio do estudo de como a criança se desenvolve, enfatiza o papel do indivíduo.
(B) as investigações, baseadas no método clínico, jogaram luz sobre o que as crianças são capazes de realizar autonomamente e, a partir daí, é possível identificar o seu estágio de desenvolvimento psíquico.
(C) a centralidade atribuída à análise da interação da criança com o mundo físico impõe, em certa medida, a ideia de que o desenvolvimento humano é um desafio a ser alcançado individualmente, a partir de progressos naturais.
(D) o acesso aos signos e símbolos e, consequentemente, aos sistemas simbólicos e a maneira como as crianças os manipulam são fatores determinantes no processo de estruturação da sua mente.
(E) a inteligência humana, diferentemente de outras formas de inteligência, é resultado de um processo contínuo de aquisição de controle passivo sobre funções inicialmente ativas.
06- A publicação A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos (BRASIL, 2009) apresenta as contribuições do estudo psicogenético desenvolvido por Ferreiro e Teberosky. De acordo com o referido documento, na linha da evolução psicogenética, identificam-se três grandes períodos. Sobre o terceiro período, marcado pela fonetização, é correto afirmar que
(A) o aprendiz começa a perceber que a escrita tem relação com os sons da fala e não com seus conceitos.
(B) se caracteriza pela distinção entre o modo de representação icônico e não icônico.
(C) o aprendiz busca exercer um controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo.
(D) apesar de saber que a escrita representa algo, a criança não necessariamente sabe que se trata de uma representação da linguagem.
(E) duas questões ocupam o pensamento das crianças: o que a escrita representa e como fazer para representar algo por meio da escrita.
03- No documento A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos (MEC, 2009), e ncontramse orientações, informações e reflexões v aliosas para os professores. Dentre elas, a ideia de que, nessa faixa etária, o trabalho com a língua escrita
(A) é inadequado, pois equivale a roubar das crianças a possibilidade de viver mais plenamente o tempo da infância.
(B) é positivo e deve ser incentivado como uma medida compensatória ou propedêutica para que se obtenham melhores resultados nas etapas posteriores da educação básica.
(C) constituise em uma ferramenta fundamental para assegurar às crianças, como atores sociais que são, a sua inclusão social.
(D) deve ser evitado, porque as crianças não são capazes ainda de descobrir a função simbólica da escrita.
(E) necessita ser, inicialmente, o desenvolvimento de uma habilidade puramente mecânica e, posteriormente, significativa.
04- Segundo o documento “A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos”,__________se refere ao processo por meio do qual o sujeito domina o código e as habilidades de utilizá-lo para ler e escrever; e_______ é o exercício efetivo e competente da escrita e implica habilidades, tais como a capacidade de ler e escrever para informar ou informar-se. A alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto é:
(A) o letramento … a alfabetização
(B) a ciência da escrita … a alfabetização
(C) o letramento … a arte da escrita
(D) a alfabetização … o letramento
(E) a ciência da escrita … a arte da escrita
05- De acordo com a publicação A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos (BRASIL, 2009), ao propor uma reflexão sobre as relações possíveis entre os termos: crianças menores de sete anos, aprendizado da linguagem escrita e ensino fundamental de nove anos de duração, Mônica Correia Baptista apresenta algumas contribuições dos estudos desenvolvidos na área da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Entre as contribuições de Vygotsky, a autora destaca que
(A) a tentativa de compreender a gênese do pensamento e da inteligência humana, por meio do estudo de como a criança se desenvolve, enfatiza o papel do indivíduo.
(B) as investigações, baseadas no método clínico, jogaram luz sobre o que as crianças são capazes de realizar autonomamente e, a partir daí, é possível identificar o seu estágio de desenvolvimento psíquico.
(C) a centralidade atribuída à análise da interação da criança com o mundo físico impõe, em certa medida, a ideia de que o desenvolvimento humano é um desafio a ser alcançado individualmente, a partir de progressos naturais.
(D) o acesso aos signos e símbolos e, consequentemente, aos sistemas simbólicos e a maneira como as crianças os manipulam são fatores determinantes no processo de estruturação da sua mente.
(E) a inteligência humana, diferentemente de outras formas de inteligência, é resultado de um processo contínuo de aquisição de controle passivo sobre funções inicialmente ativas.
06- A publicação A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos (BRASIL, 2009) apresenta as contribuições do estudo psicogenético desenvolvido por Ferreiro e Teberosky. De acordo com o referido documento, na linha da evolução psicogenética, identificam-se três grandes períodos. Sobre o terceiro período, marcado pela fonetização, é correto afirmar que
(A) o aprendiz começa a perceber que a escrita tem relação com os sons da fala e não com seus conceitos.
(B) se caracteriza pela distinção entre o modo de representação icônico e não icônico.
(C) o aprendiz busca exercer um controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo.
(D) apesar de saber que a escrita representa algo, a criança não necessariamente sabe que se trata de uma representação da linguagem.
(E) duas questões ocupam o pensamento das crianças: o que a escrita representa e como fazer para representar algo por meio da escrita.
RESPOSTAS
01 - A
02 - C
03 - C
04 - D
05 - D
06 - A
03 - C
04 - D
05 - D
06 - A
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