1- Danilo é professor de educação básica I e decidiu participar de um congresso cujo tema é a função social da escola. Com fundamento nas ideias de Celina Arêas, durante a Conferência Nacional da Educação Básica, um dos palestrantes expôs a visão neoliberal sobre a função social da escola. Na perspectiva neoliberal, a educação escolar deve garantir
(A) a formação do cidadão crítico, participativo e cooperativo.
(B) o fortalecimento dos valores de solidariedade.
(C) o compromisso com a transformação da sociedade.
(D) a seleção meritocrática.
(E) o preparo para o exercício da cidadania.
02- Em sua apresentação sobre função social da escola na Conferência Nacional de Educação Básica, Arêas apresenta a crítica realizada por Pablo Gentile sobre a visão neoliberal da função social da escola. De acordo com o autor, na perspectiva dos homens de negócios, nesse novo modelo de sociedade, a escola deve ter por função a transmissão de certas competências e habilidades necessárias para que as pessoas atuem competitivamente num mercado de trabalho altamente
(A) seletivo e cada vez mais restrito.
(B) competitivo e cada vez mais expansivo.
(C) inclusivo e cada vez mais limitado.
(D) especializado e cada vez mais aberto.
(E) exigente e cada vez mais diversificado.
02- Em sua apresentação sobre função social da escola na Conferência Nacional de Educação Básica, Arêas apresenta a crítica realizada por Pablo Gentile sobre a visão neoliberal da função social da escola. De acordo com o autor, na perspectiva dos homens de negócios, nesse novo modelo de sociedade, a escola deve ter por função a transmissão de certas competências e habilidades necessárias para que as pessoas atuem competitivamente num mercado de trabalho altamente
(A) seletivo e cada vez mais restrito.
(B) competitivo e cada vez mais expansivo.
(C) inclusivo e cada vez mais limitado.
(D) especializado e cada vez mais aberto.
(E) exigente e cada vez mais diversificado.
RESPOSTAS:
01 - D
02 - A
02 - A
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