Vygotsky defende que as funções mentais não devem ser compreendidas isoladamente, pois é da essência delas a inter-relação de umas com as outras. Segundo Oliveira (in: De La Taille et al, 1992), Vygotsky usou o termo função mental para referir-se
(A) à zona de desenvolvimento proximal.
(B) à zona de desenvolvimento real.
(C) ao desenvolvimento da moral e da cognição.
(D) aos processos de equilibração e acomodação.
(E) a processos como pensamento, memória, percepção e atenção.
02- Piaget, Vygotsky e Wallon, respeitados pesquisadores, dedicaram-se à compreensão do funcionamento psicológico à luz de sua gênese e evolução. Eles abordaram as relações entre fatores biológicos e sociais no desenvolvimento psicológico e entre aspectos cognitivos e afetivos da psicologia humana. Um diálogo entre as ideias desses estudiosos é estabelecido por La Taille, Oliveira e Dantas (1992).
Tomando como referência a obra desses autores, classifique cada uma das afirmativas seguintes em verdadeira (V) ou falsa (F).
( ) La Taille considera que nada há de mais injusto que a crítica feita a Piaget de desprezar o papel dos fatores sociais no desenvolvimento humano. O máximo que se pode dizer é que Piaget não se deteve sobre a questão, mas o pouco que levantou é de suma importância.
( ) Para Piaget, a coação deve ser evitada sempre, inclusive no início da educação, porque pode fixar a criança na heteronomia. Para favorecer a conquista da autonomia, a escola precisa respeitar e aproveitar as relações de cooperação espontânea entre as crianças.
( ) Wallon elege a observação como o método mais adequado para a psicologia. A observação permite o acesso à atividade da criança em seus contextos, condição para que se compreenda o real significado de cada uma de suas manifestações.
( ) Vygotsky defende que o pensamento tem origem na esfera da motivação, a qual inclui inclinações, necessidades, interesses, impulsos, afeto e emoção. Assim, uma compreensão completa do pensamento humano só é possível quando se compreende sua base afetivo-volitiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
(A) F – V – F – V.
(B) V – V – F – V.
(C) F – V – V – F.
(D) V – F – V – V.
(E) V – V – V – V.
03- Na análise de De La Taille (In: De La Taille, Oliveira e Dantas, 1992), Piaget contrapõe-se claramente aos conselhos pedagógicos de Durkheim. Piaget concorda com ele quando afirma que__________________se dá a todo instante na participação social da criança. No entanto, discorda totalmente quando Durkheim afirma que somente___________________possibilita o desenvolvimento moral. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
(A) a educação moral … a imposição da autoridade
(B) a apresentação de modelos precisos … a educação moral
(C) a apresentação de modelos precisos … a relação mestre/aluno
(D) a educação cívica … a educação moral (E) a imposição da autoridade … a relação mestre/aluno
04- Uma criança demonstra inteligência capaz de empregar símbolos e signos mas, ainda, falta-lhe a reversibilidade. Segundo Piaget, citado por De La Taille (1992), tal esquema de ação caracteriza o período por ele denominado
(A) operatório concreto.
(B) pré-operatório.
(C) sensório-motor.
(D) formal.
(E) simbólico fundamental.
05- Ao refletir sobre juízo moral, Piaget (De La Taille 1992) citou a seguinte situação: um menino quebrou dez copos sem querer e outro quebrou um só durante uma ação ilícita, qual é o mais culpado e por quê? A hipótese formulada por Piaget quanto à concepção moral da criança que julga mais culpado o menino que quebrou dez copos sem querer é a de que ela está na fase por ele denominada de
(A) realismo moral.
(B) autonomia ética.
(C) anomia total.
(D) obrigações mútuas.
(E) reciprocidade parcial.
06- De acordo com Wallon, as crianças são seres essencialmente emotivos, trazendo a sua emoção à tendência forte, porque funcional, a se propagar. Os adultos no convívio com as crianças estão permanentemente expostos ao contágio emocional. De acordo com Dantas (De la taille et all, 1992), isto pode ocorrer na direção da produção de uma emoção análoga ou complementar. A autora apresenta como exemplo, a ansiedade infantil que pode produzir no adulto próximo angústia ou irritação. Para a autora, resistir a essa forte tendência implica
(A) acolhê-la para intensificar o sentimento da criança.
(B) ignorá-la para não se contaminar.
(C) aceitá-la para viver as próprias emoções.
(D) conhecê-la, condição essencial para reverter o processo.
(E) afastar-se para não transmitir os próprios sentimentos.
RESPOSTAS:
01 - E
02 - D
03 - A
04 - B
02- Piaget, Vygotsky e Wallon, respeitados pesquisadores, dedicaram-se à compreensão do funcionamento psicológico à luz de sua gênese e evolução. Eles abordaram as relações entre fatores biológicos e sociais no desenvolvimento psicológico e entre aspectos cognitivos e afetivos da psicologia humana. Um diálogo entre as ideias desses estudiosos é estabelecido por La Taille, Oliveira e Dantas (1992).
Tomando como referência a obra desses autores, classifique cada uma das afirmativas seguintes em verdadeira (V) ou falsa (F).
( ) La Taille considera que nada há de mais injusto que a crítica feita a Piaget de desprezar o papel dos fatores sociais no desenvolvimento humano. O máximo que se pode dizer é que Piaget não se deteve sobre a questão, mas o pouco que levantou é de suma importância.
( ) Para Piaget, a coação deve ser evitada sempre, inclusive no início da educação, porque pode fixar a criança na heteronomia. Para favorecer a conquista da autonomia, a escola precisa respeitar e aproveitar as relações de cooperação espontânea entre as crianças.
( ) Wallon elege a observação como o método mais adequado para a psicologia. A observação permite o acesso à atividade da criança em seus contextos, condição para que se compreenda o real significado de cada uma de suas manifestações.
( ) Vygotsky defende que o pensamento tem origem na esfera da motivação, a qual inclui inclinações, necessidades, interesses, impulsos, afeto e emoção. Assim, uma compreensão completa do pensamento humano só é possível quando se compreende sua base afetivo-volitiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
(A) F – V – F – V.
(B) V – V – F – V.
(C) F – V – V – F.
(D) V – F – V – V.
(E) V – V – V – V.
03- Na análise de De La Taille (In: De La Taille, Oliveira e Dantas, 1992), Piaget contrapõe-se claramente aos conselhos pedagógicos de Durkheim. Piaget concorda com ele quando afirma que__________________se dá a todo instante na participação social da criança. No entanto, discorda totalmente quando Durkheim afirma que somente___________________possibilita o desenvolvimento moral. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
(A) a educação moral … a imposição da autoridade
(B) a apresentação de modelos precisos … a educação moral
(C) a apresentação de modelos precisos … a relação mestre/aluno
(D) a educação cívica … a educação moral (E) a imposição da autoridade … a relação mestre/aluno
04- Uma criança demonstra inteligência capaz de empregar símbolos e signos mas, ainda, falta-lhe a reversibilidade. Segundo Piaget, citado por De La Taille (1992), tal esquema de ação caracteriza o período por ele denominado
(A) operatório concreto.
(B) pré-operatório.
(C) sensório-motor.
(D) formal.
(E) simbólico fundamental.
05- Ao refletir sobre juízo moral, Piaget (De La Taille 1992) citou a seguinte situação: um menino quebrou dez copos sem querer e outro quebrou um só durante uma ação ilícita, qual é o mais culpado e por quê? A hipótese formulada por Piaget quanto à concepção moral da criança que julga mais culpado o menino que quebrou dez copos sem querer é a de que ela está na fase por ele denominada de
(A) realismo moral.
(B) autonomia ética.
(C) anomia total.
(D) obrigações mútuas.
(E) reciprocidade parcial.
06- De acordo com Wallon, as crianças são seres essencialmente emotivos, trazendo a sua emoção à tendência forte, porque funcional, a se propagar. Os adultos no convívio com as crianças estão permanentemente expostos ao contágio emocional. De acordo com Dantas (De la taille et all, 1992), isto pode ocorrer na direção da produção de uma emoção análoga ou complementar. A autora apresenta como exemplo, a ansiedade infantil que pode produzir no adulto próximo angústia ou irritação. Para a autora, resistir a essa forte tendência implica
(A) acolhê-la para intensificar o sentimento da criança.
(B) ignorá-la para não se contaminar.
(C) aceitá-la para viver as próprias emoções.
(D) conhecê-la, condição essencial para reverter o processo.
(E) afastar-se para não transmitir os próprios sentimentos.
RESPOSTAS:
01 - E
02 - D
03 - A
04 - B
05 - A
06 - D
06 - D