01- Vinha (1999), no texto O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista, relata que viveu uma situação profissional na qual havia uma criança que, ao jogar, percebendo que iria perder, afirmava que não queria mais jogar. Foi assim na primeira vez, na segunda os meninos falaram que não queriam mais jogar com ela. O que Piaget diz é que nós protegemos muito as crianças. Não permitimos que elas sintam a consequência do ato. Quando brigam, vamos lá imediatamente e pedimos para se desculparem. É importante que o adulto permita que as crianças sintam as consequências dos atos (Vinha, 1999). Piaget diz que quando for necessário tomar uma atitude diante de transgressões a regras e/ou conflitos vividos por uma criança, o educador deve
(A) se valer de sanções por reciprocidade.
(B) criar regras que devem ser seguidas por todos.
(C) criar limitações por meio de linguagem clara e prescritiva.
(D) estabelecer sanções e recompensas para diferentes comportamentos.
(E) promover uma moral heterônoma a ser observada em sala.
02- Para Piaget, é, em particular, um dos valores obtidos e precisamente o mais interessante para o estudo da lógica da criança que parece oferecer certas garantias: a proporção da linguagem egocêntrica com relação ao conjunto de linguagem espontânea da criança. Segundo o teórico, a linguagem egocêntrica tem como características
(A) as perguntas, as respostas e o monólogo coletivo.
(B) a ecolalia, as perguntas e o monólogo.
(C) o monólogo, a crítica e as perguntas.
(D) a repetição, o monólogo e o monólogo coletivo.
(E) a informação adaptada, a crítica e a repetição.
03- Um processo básico do ser humano é conseguir o equilíbrio, atingindo uma posição estável após superar dificuldades. Para Piaget, esse processo também ocorre com a inteligência, isto é, desde o nascimento, a criança constrói infinitamente suas estruturas cognitivas em busca de uma melhor adaptação ou equilibração ao meio, que se dá por meio de duas etapas: a assimilação e a acomodação. Observe a tabela a seguir.
1. Assimilação 2. Acomodação
A. Consiste em utilizar os esquemas de ação para compreender as características de determinado conceito.
B. Diz respeito à construção de novas estruturas cognitivas.
C. É um processo interno.
D. Consiste em uma ação externa.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as duas colunas.
(A) 1AC; 2BD.
(B) 1BC; 2AD.
(C) 1AB; 2CD.
(D) 1AD; 2BC.
(E) 1CD; 2AB.
04- Em relação às implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 (quatro) a 6 (seis) anos de idade, Constance Kamii argumenta, entre outras ideias, que
(A) as operações formais do pensamento se desenvolvem naturalmente na infância, e estimulálas é tarefa do professor dos anos iniciais.
(B) a estrutura mental do número não pode ser ensinada diretamente: o professor deve encorajar a criança a pensar ativa e autonomamente para que a construa.
(C) se a criança sabe contar até trinta, isso é uma evidência de que ela já desenvolveu a aptidão para pensar numericamente.
(D) uma boa prática pedagógica para a aprendizagem de conceitos numéricos pelas crianças pequenas é a utilização de desenhos em cadernos de exercícios.
(E) um princípio didático fundamental, no âmbito lógicomatemático, é o do reforço da resposta certa e o da correção da errada pelo professor.
05- Piaget (2009) lista os estágios de desenvolvimento das estruturas operacionais que constituem a base do conhecimento, a realidade psicológica natural. Sobre esses estágios, é correto afirmar que
(A) o primeiro é um estágio que dura aproximadamente os 24 primeiros meses de vida.
(B) o segundo compreende o início da linguagem, da função simbólica e, assim, do pensamento ou representação.
(C) no terceiro, aparecem as operações formais, como as de construção de lógica proposicional e as de estrutura combinatória.
(D) no quarto, as operações formais dão lugar às operações concretas, como as de classificação e ordenamento, por exemplo.
(E) o primeiro é marcado pela construção de conhecimento representativo, que será base para o conhecimento prático posterior.
RESPOSTAS
01 - A
02 - D
03 - D
04 - B
05 - B